Não há nada mais prazeroso do que brincar com as crianças usando músicas, parlendas e versos.
Cadê o toucinho que estava aqui
Há consenso entre pesquisadores que nosso cérebro possui habilidade inata para a linguagem oral, isto é, aprende qualquer língua para se comunicar, por meio da imitação de sons (espelhamento). Amparada pelos demais sentidos, a escuta é, portanto, a fase inicial e fundamental para a aquisição da língua materna. Problemas de audição ou falta de interação com outros falantes podem retardar, comprometer ou até inviabilizar essa aptidão tão humana.
Bebê ouvindo pela primeira vez
É comum ainda que crianças bilíngues atrasem um pouco o processo da fala (vocalização, balbucio, palavras e frases simples), processo que vai ficando cada vez mais robusto a partir dos dois anos de idade.
Janela, janelinha, porta, campainha, dim-dom
Canções, versinhos, parlendas, trava-línguas, poesia, leitura e contação de histórias (associadas ou não com movimentos do corpo) são atividades que estimulam bastante a aquisição da linguagem, porque capturam a atenção, auxiliam a memória (de curta e de longa duração) e expandem o vocabulário da criança.
Parlendas, Palavra Cantada
Rima, repetição, assonância, aliteração, acumulação são recursos estilísticos valiosos para desenvolver a oralidade e a memória das crianças. Brincar de roda, pega-pega, pular corda, queimada, lencinho atrás e outras brincadeiras tradicionais favorecem a coordenação motora, a oralidade e a convivência em grupo.
Relembre as parlendas do folclore brasileiro
Parlendas, canções e brincadeiras tradicionais estimulam bastante a fala da criança, vá introduzindo-as aos poucos. Um ambiente propício para o desenvolvimento da linguagem infantil inclui muita conversa, muita risada e muita brincadeira com as palavras, sempre respeitando o humor e o timing da criança.
As duas velhinhas - Cecília Meireles
A poesia de Henriqueta Lisboa, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Patativa do Assaré, Mário Quintana, Cora Coralina, Manoel de Barros, José Paulo Paes, entre outros, aproxima as crianças das palavras, de diferentes pontos de vista e concepções de mundo.
A casa, Vinícius de Moraes
O colar de Carolina, Cecília Meireles
Sopa, Palavra Cantada
Aquarela, Toquinho
A escuta e a fala preparam a criança para o aprendizado da leitura e da escrita, mais tarde. O convívio com os livros desde o berço também é importante para essa preparação. Veja o post #Vídeo2 -"Bebês lendo... Babies reading"
Palavras: comunicando saber, emoção vivência, experiência; ou seja, um mundo!
ResponderExcluir