Sir Lawrence Alma-Tadema, 1885.
- Leiam juntos todos os dias e diga o quanto você gosta de ler.
Leia com e para sua criança pequena todos os dias. Coloque-a no colo e faça dessa atividade um encontro de alegria, brincadeira, carinho e cumplicidade. Diga à sua criança o quanto lhe dá prazer ler com ela. Deixe qualquer outra atividade de lado, doe-se por inteiro. Faça da hora da leitura (ou da hora da historinha) um momento alegre e especial em família. - Prepare-se antes, escolha criteriosamente os livros.
Sempre leia o livro antes de comprar ou antes de fazer assinatura. Sua criança merece o que de melhor se tem publicado na área de literatura infantil. Não se deixe seduzir por uma capa ou encadernação bonita, nas feiras de livros. Analise o conteúdo, texto e imagens, veja se está de acordo com o que você acredita ser bom para a sua criança. Fuja dos livros que querem inculcar comportamentos ou discutir problemas (deixe isso para a pedagogia e a psicologia). Sua criança merece ler para se divertir. - Ajuste o tempo de leitura e saiba quando parar.
Ajuste o tempo de acordo com a criança e a situação (idade, cansaço, sono, seus afazeres). Tente começar com 5 minutos, depois vá aumentando o tempo devagar, de acordo com o interesse da criança. 15 minutos costuma ser bem aceito por crianças pequenas. Se perceber que a criança não está interessada ou se lhe custa muito manter a atenção, ponha o livro de lado, não insista. - Dê nome a tudo.
Aumente o vocabulário de sua criança, chamando a atenção dela para objetos e situações interessantes. Aos poucos a criança vai entendendo o significado das palavras de acordo com o contexto e você irá se admirar (e se divertir) quando ela usá-las em outros contextos semelhantes. - Seja interativo.
Discuta com a criança o que está se passando no livro, aponte detalhes, mostre as imagens, faça perguntas a respeito, associe a história com outros livros e outros personagens, aponte semelhanças e diferenças com o cotidiano da criança. Fale sobre as palavras escritas que se encontram perto de vocês, em casa (o nome da criança e familiares), nas embalagens, nos brinquedos, ou quando saírem, na rua, no supermercado, no posto de saúde, no parque. - Leia uma vez, e mais outra vez, e mais outra…
Leia à criança sua história favorita cem vezes, ou quantas vezes ela lhe pedir. - Leia com expressividade, prosa, poesia, canção.
Leia expressando os sentimentos dos personagens, leia triste o que é triste, alegre o que é alegre. Alterne as vozes, fale grosso ou fininho. Faça de modo mais divertido. Brinque com as palavras, explore sons e rimas. - Fale também da escrita e do livro.
Explique à sua criança como lemos, da esquerda para a direita, uma linha depois da outra, de cima para baixo. Mostre que o livro é de papel e que pode rasgar (ou pode se estragar com água, gordura, comida) se não tomarmos cuidado com ele. - Brinque com o texto, cometa erros.
Pause para deixar a criança terminar uma frase ou cantar um refrão. Depois que ela se acostumar com a rima, com o padrão, com o encadeamento da história, ou com a característica dos personagens, cometa erros de propósito e deixe-a corrigir você. - Leve seu filho ao pediatra, para a avaliação de rotina.
Nos primeiros anos de vida, assegure-se de que seu filho seja avaliado periodicamente por um médico pediatra. Pergunte a ele suas dúvidas sobre o desenvolvimento motor, da visão, audição e da linguagem.
(Adaptado do site Colorín Colorado - Dicas para crianças na pré-escola)
Veja as dicas de leitura do site Colorín Colorado (pdf em português) para crianças de cada faixa etária
Leia o artigo How to Read With a Squiggly Baby (or Toddler!)
Assista ao vídeo Becoming Aware of Print (Percebendo a letra impressa)
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre o post ou o blog. Sugestões e críticas são bem-vindas para melhorar sempre... e compartilhar.