Leitura 12 - O adorável carteiro de Janet & Allan Ahlberg



Um simpático carteiro que entrega a correspondência para personagens dos contos de fadas é o tema deste livro inovador e tecnicamente sofisticado. Numa página aparece o carteiro exercendo seu ofício, enquanto na página ao lado é oferecido o envelope selado de onde se tira a própria carta com toda sorte de detalhes. A partir daí se estabelece um jogo de intertextualidade entre as cartas e o leitor, que por conhecer as características dos personagens e o enredo de contos de fadas e canções de ninar (nursery rhymes) se diverte com as mensagens. Cachinhos Dourados, Chapeuzinho Vermelho, o Lobo, o menino biscoito de gengibre, Humpty Dumpty e até Papai Noel interagem com o carteiro.
Mas O Natal do Carteiro publicado pela Companhia das Letrinhas em 2010 (The Jolly Christmas Postman, 1991) é a continuação de um dos maiores best-sellers infantis de todos os tempos: The Jolly Postman, (London, Heinemann, 1986) do casal Allan e Janet Ahlberg.


Apesar do enorme sucesso alcançado em diversos países, The Jolly Postman só ganhou uma edição brasileira em 2007, quando foi publicado em formato maior pela Companhia das Letrinhas com o título O Carteiro Chegou.


Peter Hunt reproduziu em seu livro Crítica, Teoria e Literatura Infantil (CosacNaify, 2010) comentário de Nancy Chambers:
"os Ahlberg acreditam que as crianças merecem cada grama de seu talento, inteligência, criatividade e atenção"
Confira aqui a opinião do especialista em design Nick Marsh sobre este e outros livros de Janet e Allan Ahlberg, onde assinala sua grande força, ao mirar também na diversão dos pais, tanto quanto na das crianças:
"Finally, as with the best Disney and Pixar films, the Ahlbergs recognise that picture books are in fact family entertainment. The adult is reading too and thinking about the story as much as the child. Which is why, in a final layer of genius, each of these stories contains lots of gags and moments for adults."
Leia a entrevista que Allan Ahlberg concedeu ao The Guardian, onde fala da infância pobre, entre outras dificuldades familiares. 
No começo do vídeo (2:03 até 4:28 min) da editora Puffin Books, Allan Ahlberg conta detalhes da criação de O Carteiro Chegou. Outros ilustradores também contam sua trajetória e comentam sobre seus livros.
O melhor presente que uma criança pode ganhar neste Natal é a atenção e amor dos adultos, ao lerem juntos uma boa história de um livro lindo e criativo, como esse do alegre Carteiro de Janet e Allan Ahlberg.

The best Christmas present for a child is an adult's love and attention, the power of reading together a beautiful and creative book like this Jolly Postman by Janet and Allan Ahlberg.
Feliz Natal e Ótimo Ano Novo!  
Merry Christmas and Happy New Year!

Comentários